Natal Animal

Comemorações de final de ano tiram o sossego dos pets. 

Resultado de imagem para animais natal

Natal e Ano Novo são datas especiais, que simbolizam a renovação de laços afetivos e a passagem de mais um ano de nossas vidas. Famílias se reunem em torno de mesas repletas de quitutes e guloseimas, enquanto um bombardeio de rojões ilumina o céu da cidade.

Festa pra nós, tortura para os bichos!



Mudança de rotina, casa cheia de gente estranha, agitação e barulho exagerado deixam os pets confusos e ansiosos. Alguns ficam tão estressados que chegam a agredir os visitantes. Outros se escondem embaixo de móveis e só saem da toca quando todos vão embora. 

Além do excesso de estímulos visuais e sonoros, os animais são expostos a outros perigos, como intoxicação alimentar e gastroenterite.



DICAS E CUIDADOS
- Deixe o bicho longe da bagunça, em local tranqüilo e seguro, para se esconder na hora dos rojões.

- Nunca ofereça sobras da ceia, ossos de aves, porco e carneirocaroços de frutas, como pêssego e uva, podem causar obstruções e perfurações intestinais, levando o animal à morte.

- Carnes gordurosas, chocolates e panetones provocam intoxicações, diarréias e vômitos.

- Ingerir pequenas quantidades de bebidas alcoólicas deve ser evitado pois pode matar.

- Mantenha o animal afastado da mesa na hora da ceia, ofereça um osso bem saboroso ou quitutes feitos especialmente para ele.




Todo cão e gato tem medo de rojões, alguns chegam a entrar em pânico. Tem aquele que fica escondido num canto, salivando, com batimentos cardíacos acelerados, arfando muito. Não come, nem bebe. Outro late sem parar na direção do barulho, pronto para enfrentá-lo. Os mais agitados tentam fugir, escalam paredes, se espremem em qualquer buraco e acabam se machucando.
Outros incidentes comuns são brigas entre os animais da casa, fugas, afogamentos em piscinas e quedas de andares altos.
A dica é colocar um algodão parafinado nos ouvidos do pet minutos antes dos fogos. Mantê-lo em local seguro e sem risco de machucar-se. Agir com calma e não pegá-lo no colo.

Calmantes naturais (maracujina) e Florais de Bach diminuem a ansiedade e acalmam. Nos casos mais graves, um relaxante muscular (acepromazina) pode ser indicado pelo veterinário.



Cães e gatos têm audição muito mais desenvolvida que a nossa e precisam aprender desde filhote a lidar com os barulhos.

Tudo o que o bicho quer é sua rotina de volta.

Comentários

Postagens mais visitadas